terça-feira, 27 de maio de 2008

A ARTE DE ESTUDAR

•Queira estudar (tenha apetite para o estudo!)•Não perca tempo em preparar-se para o estudo;
• Comece a trabalhar imediatamente.Busque motivos para estudar• Você precisa ser pessoa de visão;
• profissional competente e útil;
• alguém de valor.

Algumas vezes, nem sempre somos polêmicos. Mas o nosso objetivo maior, acima de todos os outros, é provocar interesse pela redação aos estudantes e futuros candidatos aos cursos universitários. O fato é que o nosso estudante está, hoje, em todo o Brasil, despreparado para redigir.

AO FAZER A REDAÇÃO NÃO SE ESQUEÇA DE:

1 - Deixar uma linha em branco, após o título, separando-o do início, dando-lhe aquele destaque.
2 - Enfatizar o título, usando letras maiúsculas iniciais com exceção das palavras de pequena extensão, como preposições, conjunções.
3 - Usar letra maiúsculas inicial apenas na primeira palavra, seja ela artigo, ou verbo, substantivo, preposição etc..
Exemplo A vida é bela.
4 - Usar ponto final ou aspas nos títulos, em se tratando de frases ou citações
5 - Observar o espaço da margem esquerda de 4 cm. E da margem direita de 2,5 cm aproximadamente.
6 - A partir do tema escolhido, em hipótese alguma , deve-se fugir dele.
7 - A caligrafia deve ser nítida, clara, legível e bem proporcionada.
8 - Focalizar o assunto em torno de uma só idéia fundamental, complementando-a com idéias acessórias ou secundárias.
9 - Antes de iniciar a redação ou o trabalho, antes mesmo do rascunho, fazer um esquema de um roteiro de idéias.
10 - Indicar o "tópico frasal"(idéia núcleo) Nas primeiras linhas da introdução.
11 - Evitar emprego repetitivo de idéias, palavras ou expressões - a não ser que seja importante para a natureza da redação
12 Cuidar da parte gramatical: ortográfica, pontuação, acentuação gráfica, crase, colocação do pronome, concordância, regência, vícios de linguagem...
13 - Evitar pormenores desnecessários, acumulações e redundâncias



A letra


Para fazer uma redação no vestibular ou nas escolas, não é preciso, é obvio, cursar uma escola de caligrafia.
Porém a letra, embora feia, deve ser legível. A experiência nos tem demonstrado que os professores se rebelam contra aqueles cujas letras são verdadeiros caracteres hieroglíficos.
E o que dizer das redações cheias de borrões e rasuras,? Uma prova limpa, sem rasuras e legível, causará no professor uma boa impressão. Mas não esqueça o aluno de que vestibular é competição, isto só não basta. A avaliação do professor tem muito de subjetivo
Estruturar a redação em três partes tradicionais:
a)Introdução (apresentação ou proposição disse Aristóteles) - "é o que não admite nada antes e pede alguma coisa depois."
Serve para situar o leitor dentro do assunto a ser desenvolvido, não apresenta fatos ou razões, pois sua finalidade é predispor o espírito do leitor para o que virá a seguir.
b)Desenvolvimento - conteúdo ou corpo é a redação propriamente dita. Nela vamos tratar do tema de maneira decisiva, completa, apresentando os fatos, as idéias e as razões, exigidos pelo que foi apresentado na introdução.
c)Fecho ou conclusão - disse Aristóteles: "O fim é o que pede alguma coisa antes e nada depois."
É o conjunto que encerra a redação, de tal modo que seja desnecessário aduzir-se algo mais.
Algumas qualidades da forma

a) Simplicidade - a linguagem de quem faz uma redação deve ser simples. E a escolha dos termos pomposos e artificiais devem ser evitados. A expressão de suas idéias seja bem simples e espontânea.

b) Clareza - as idéias devem saltar aos olhos do professor. O inimigo da clareza é o período longo muito encontrado nas redações escolares. O professor não deve
ler duas ou três vezes para compreender. A linguagem precisa ser fácil. Evite, pois, os períodos longos e intrincados. Use e abuse do ponto.

c) Precisão - O aluno deve empregar palavras ou expressões adequadas. E deve esforçar-se para encontrar palavras, termos próprios definindo clara e eficientemente a idéia; o maior problema é a pobreza de vocabulário. É preciso pesar as palavras e aprender todo o seu significado.
O aluno deve evitar o uso de palavra sobre cujo significado não tem certeza absoluta a fim de fugir da impropriedade de termos erros tão freqüentes.

d) Concisão - O aluno deve expressar o pensamento com o menor número de palavras possível. Aquilo que é desnecessário deve ser eliminado. Sabemos que a concisão dá ênfase ao estilo, e o prolixo prejudica a enfraquecer além de tirar o brilho de suas idéias.

e) Originalidade - Ser original não é criar algo de novo para a Literatura. Ser original é sermos nós mesmos. Escreva à sua maneira, imprima sua marca pessoal ao SEU estilo, evitando os lugares-comuns e os chavões.

f) Harmonia - O aluno deve usar a musicalidade, o ritmo resultante da adequada escolha das palavras, da combinação dos sons na oração e do equilíbrio das orações no período. A linguagem não pode ser áspera, dura. A redação deve ser agradável ao ouvido.
O aluno redigindo deve estar atento aos ecos, hiatos, cacófatos e outros.

Tipos de Redação

*descrição
*narração
*dissertação

a) DESCRIÇÃO

"(é a representação de um objeto sensível (ser, coisa, paisagem)."
Descrever é mostrar com palavras, ao leitor, seres, cenas, paisagens e objetos que os olhos vêem, é, pois, pintar com a linguagem um quadro, cujas cores devem ganhar
vida sob a forma de palavras, tornando a realidade sempre mais expressiva.
Podemos obter tudo isto se o
aluno ou o escritor, por esforço próprio, colorir as pessoas, os objetos, o ambiente com visão nova, transformando o familiar em incomum e o incomum em familiar, despertando a emoção experimentada ao completá-los.
Uma boa descrição não é aquela em que se retrata o objeto visto no momento, mas a que alerta e estimula as mais variadas sensações: tato, olfato, visão, audição, gosto, forma, cor e movimento que permitem a impressão global.
Quanto à estrutura - toda descrição deve apresentar

1 - introdução - visão global do objeto.
2 - desenvolvimento - explanação da visão global, abrangendo:
- minúsculas ou pormenorização.
- comparação ou analogias.
3 - conclusão - nem sempre obrigatória, mas sempre exigida pelos professores nas escolas de 1º e 2º graus e nos exames vestibulares.
4- Recursos expressivos
estilo - captação sensorial.
Sintaxe - períodos coordenados;
- períodos subordinados;
- adjuntos adverbiais de lugar e tempo
a) substantivos concretos / sensoriais: - descrição objetiva
b) substantivos abstratos / psicológicos: - descrição subjetiva;
c) adjetivos e locuções adjetivas;
d) adjetivos pospostos;
e) adjetivos antepostos;
Morfologia
f) verbos dinâmicos (movimento ou ação);
g) verbos de estado (verbo de ligação);
h) locuções verbais
i) tempo verbal, geralmente presente ou pretérito imperfeito
j) do indicativo. Raro pretérito perfeito.

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